Portadores de necessidades especiais terão mais ônibus adaptados
Esta semana, em entrevista à Rádio Cidade, o presidente da Associação das Pessoas Deficientes de Brusque, Alencar José Wilbert, denunciou que um dos dois ônibus colocados à disposição de pessoas portadoras de necessidades especiais não está em circulação. A medida fazia parte do programa de acessibilidade, prometido e implantado em março pela prefeitura.
Segundo o assistente administrativo do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade (Ibplam), Carlos César Ramos, responsável pelas ações do programa, a prefeitura não tinha conhecimento do fato. Ele acredita que o veículo tenha sido remanejado para a cidade de Videira, onde a empresa Santa Terezinha também tem concessão do serviço de transporte público. Entretanto, Ramos afirma que outros sete ônibus estão sendo preparados para atender a pessoas com necessidades especiais, já no início do próximo ano.
“Qualquer ônibus comprado e posto em circulação na nova frota dentro de Brusque, já vem com a portabilidade e acessibilidade” garante ele. A outra empresa que opera no município (Santa Luzia), já teria adquirido, segundo Ramos, um veículo adaptado. A circulação deve iniciar em meados de 2010.
Há uma proposta para que até 2014, em todo o País, todo o sistema de transporte público disponha de adaptações aos portadores de necessidades especiais.



